PRESS RELEASE

Escolha o press release


PRESS RELEASE DA APRESENTAÇÃO

07.julho.2015

Volta Portugal do Futuro nas Terras de Sicó

A 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros realiza-se de 16 a 19 de julho. Esta é a principal competição nacional para corredores da categoria Sub 23. O jovem pelotão terá pela frente 509,9 Km, com início em Pombal e final em Oliveira de Azeméis. São quatro etapas, quatro dias de prova que começam nas Terras de Sicó, no centro de Portugal.

À Volta do Mapa

1ª Etapa // 16 julho 2015
Pombal - Ansião // 137,5 Km

Os primeiros quilómetros da Volta a Portugal do Futuro 2015 serão cumpridos entre Pombal e Ansião. A partida para os 137,5 Km da jornada inicial será dada às 12h40 no Largo da Biblioteca, em Pombal. As três Metas Volantes estão instaladas em Soure, Condeixa-a-Nova e Penela. A 30 quilómetros da chegada, o pelotão irá enfrentar o único Prémio de Montanha, de 3ª categoria, em Porta, freguesia de Alvaiázere. A faltarem 16 quilómetros para a meta, no centro de Ansião, haverá uma primeira passagem no local proporcionando ao público da chegada um primeiro contacto visual com o pelotão. O primeiro Camisola Amarela Liberty Seguros será desvendado na Rua Coronel Vitorino Henriques Godinho, pelas 16h15.

2ª Etapa // 17 julho 2015
Alvaiázere – Oliveira do Hospital // 135 Km

A segunda etapa da 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros será dura com dois Prémios de Montanha de 2ª categoria. Entre Alvaiázere e Oliveira do Hospital foram delineados 135 Km. O pelotão estará concentrado, desde as 11h30, junto ao Estádio Municipal de Alvaiázere para se fazer à estrada por volta das 12h30. Ainda sem 20 quilómetros nas pernas os jovens corredores enfrentarão o primeiro Prémio de Montanha, de 3ª categoria, em São Neutel. Será apenas um aperitivo para as duas contagens de montanha de 2ª categoria em Alvares e Santa Ovaia, esta última marcada a apenas 7 quilómetros e meio da meta. Para trás já terão ficado as Metas Volantes de Pedrógão-Grande, Góis e Avô. As decisões finais estão reservadas para a meta na Av. Dr. Carlos Campos, em Oliveira do Hospital cerca das 16h15.

3ª Etapa // 18 julho 2015
Viseu – São Pedro do Sul // 116,5 Km

Com o fim-de-semana chega a etapa mais curta da 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros, mas não chega o descanso, muito pelo contrário. Este terceiro dia de competição será o mais difícil. A partida acontece às 12h40 no Fontelo, em Viseu, em direção à serra de São Macário em São Pedro do Sul. As Metas Volantes estarão instaladas em Tondela, Campo de Besteiros e São Pedro do Sul. Haverá um prémio de Montanha de 3ª categoria, em Campo de Besteiros mas as verdadeiras dificuldades estarão reservadas para o fim. Coincidindo com a meta final, os corredores terão de enfrentar os quase 1000 metros de altitude da Serra de São Macário, uma contagem de 1ª categoria que há muito não é utilizada no ciclismo.

4ª Etapa // 19 julho 2015
São Pedro do Sul – Oliveira de Azeméis // 120,9 Km

No domingo, 19 de julho, cumpre-se o derradeiro dia de prova. A caravana regressa a São Pedro do Sul, Avenida da Liberdade, onde às 12h50 será dada a partida. Oliveira de Frades, Águeda e Vale de Cambra são Metas Volantes de um dia que não se adivinha tranquilo e o terreno inclinado ainda poderá ditar a lei do mais forte. Haverá duas contagens para o Prémio da Montanha de 3ª categoria, em Varzielas e Talhadas e mais complicada ainda será a derradeira subida a faltarem pouco mais de 20 quilómetros para a meta final. Em Decide, a contagem é de 2ª categoria e depois será sempre a descer para Oliveira de Azeméis. Pouco depois das 16horas, adivinha-se casa cheia na Av. D. Maria I, para participar na festa de coroação dos melhores da 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Lugar aos mais novos

Há mais de duas décadas que a Volta a Portugal do Futuro tem vindo a revelar valores que mais tarde se juntam, e destacam, no pelotão dos consagrados. Em 23 anos a prova já conheceu vencedores como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, André Cardoso, Filipe Cardoso e José Mendes. Nos últimos quatro anos triunfaram jovens que já são certezas do ciclismo nacional como Joni Brandão, Rafael Silva, António Carvalho e Ruben Guerreiro. Este último, vencedor em 2014, alinha esta época pela equipa norte americana Axeon Cycling Team, e não estará em Portugal para defender o título.

Cada formação pode participar na 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros com um número mínimo de seis corredores e um máximo de oito, entre os 19 e os 23 anos (feitos até 1 de janeiro de 2015). Já confirmaram presença 12 equipas de diversas nacionalidades. Além das equipas portuguesas Moreira Congelados, Maia–Ribeiro’s Bike Shop, Sicasal–Constantinos, Mortágua, Liberty Seguros–Carglass e C.C. José Maria Nicolau, vão chegar de Espanha a Café Baque, Caja Rural, Euskadi-EDP e Speedroad–Gomistar. Da Ucrânia recebemos a formação ISD Continental Team e a Lokosphinx, da Rússia.

A 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó e das autarquias de Oliveira do Hospital, Viseu, São Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis. São patrocinadores: Liberty Seguros, Banco Bic, RTP, Fundação do Desporto, KIA, Delta Cafés, Raposeira, Vitalis, Fundação INATEL, AVIS, Pacto, Dietsport, Classificações.net, Instituto Geográfico de Portugal, Infraestruturas de Portugal, A Bola, Antena 1, Ciclismo a Fundo, KTM Bikes e Shimano.

8ª Volta a Portugal de Cadetes

Aos três últimos dias da Volta a Portugal do Futuro junta-se este ano novamente o pelotão Cadete. De 17 a 19 de julho, os jovens com 15 e 16 anos lançam-se à estrada para percorrer os 194 quilómetros da 8ª Volta a Portugal de Cadetes. A organização, Federação Portuguesa de Ciclismo em parceria com a Podium Events, espera mais de 150 inscritos entre equipas portuguesas e espanholas. A primeira etapa tem 67 Km com partida na Lousã e chegada a Oliveira do Hospital, na Avenida Dr. Carlos Campos que serve igualmente de meta ao segundo dia de prova da Volta a Portugal do Futuro. Nos dias seguintes, o pelotão de Cadetes vai partir e chegar aos mesmos locais que os Sub-23, mas cumprem um percurso mais curto. No sábado, dia 18 de julho, saem de Viseu pedalando 58,5 Km até São Pedro do Sul. A meta da etapa anterior, na Avenida da Liberdade, serve de partida para a 3ª e última etapa, com 68,5 Km que se cumprem até chegar a Oliveira de Azeméis.

DOWNLOAD PRESS RELEASE »


Necessita do Adobe Acrobat Reader para poder visualizar os documentos.
Se não têm clique aqui »